Festa Stammtisch

cartaz stammtisch

stammtisch

No ano de 2019, a Stammtisch foi celebrada pelo ASMPF/SC no dia 14 de Abril na Praça Leopoldo Francisco Kretzer em São Pedro de Alcântara – SC. Seu início foi às 09:00 horas da manhã e teve o término previsto por volta das 17:00 horas da tarde.

Você pode conferir algumas fotos do evento no fim do post.
Não deixe de conferir outros eventos realizados pela ASMPF/SC, clicando aqui.

Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch (“mesa cativa” em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante. Representa, por exemplo, um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.

O termo é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, “mesa de tronco” ou “mesa da tribo”. O termo também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.

O evento, no formato como é realizado no Brasil, não tem registro de que aconteça em qualquer outra parte do mundo.

Originalmente, o evento, que foi concebido pelo publicitário e ex-colunista do Jornal de Santa Catarina, Horácio Braun, chamou-se de Encontro de Stammtisch. Foi inserido então como sugestão, na programação de comemoração dos 150 anos da cidade de Blumenau.

A partir da terceira edição, em 2001, com o envolvimento de outros tipos de confrarias que não se constituíam em autênticos grupos de stammtisch, resolveu-se denominá-lo de “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, que significa “festa de rua com encontro de stammtisch”.

Com o passar dos anos, gradativamente passou a se chamar apenas de Stammtisch e a ser considerado uma “celebração à amizade”. Como resultado, temos a festa mais popular do Estado de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

×